7 dicas para se organizar para a Black Friday

Como preparar a sua empresa para a Black Friday

Black Friday

Você sabe o que é Black Friday?

A Black Friday, ou conforme a sua tradução literal “sexta-feira negra”, surgiu nos Estados Unidos como ato de compra em varejos após o dia de ação de graças. Ela tinha como intuito incentivar vendas para o começo do natal.

 

O seu nome não tem uma origem muito positiva, ele foi dado devido ao fato de ser um dia com muito tráfego, acidentes e até mesmo violência durante as promoções.

 

A conotação negativa tinha a inspiração até mesmo outros dias que eram acompanhados com a palavra “black” como a “Black Thursday” que marcava o início da Grande Depressão nos EUA em 1929.

 

Mas, para os comerciantes, o dia de ação de graças precisava ser lembrado por ser algo bom, e então viu-se a necessidade de mudar este cenário.

 

Hoje, ele é visto com bons olhos e como uma forma de movimentar a economia.

 

A Black Friday ficou tão famosa, que se popularizou em outros países como Brasil em 2010/2011, que mesmo sem ter o dia de ação de graças comemora as ofertas. Agora ela está relacionada à uma mega promoção feita por lojas tanto grandes quanto pequenas para liquidar os estoques.

 

A sua repercussão é tão grande, que alguns lugares liberam os seus funcionários para aproveitar o dia. Por isso, é comum ver filas e super lotações em frente as lojas que fazem descontos chamativos.

 

Quando acontece a Black Friday?

Existem muitas teorias sobre o surgimento da Black Friday, como a crise econômica que atingiu os Estados Unidos em 1969. Mas, mesmo que não se saiba ao certo a sua origem e tendo várias suposições sobre o assunto, ela se estabeleceu aproximadamente na década de 70, e acontece sempre na quarta sexta-feira de novembro.

 

Como organizar uma Black Friday?

Como organizar uma Black Friday

Os momentos mais importantes para as empresas, tanto físicas quanto virtuais, são as datas comemorativas, já que elas são responsáveis pelo aumento no setor de vendas.

 

Mas, para ter um bom retorno é preciso de organização. E aí, você acha que está preparado para isso? Se a resposta é não, tudo bem, separamos algumas dicas para que a sua Black Friday seja um sucesso!

 

  1. Otimize o seu site

Vender é importante, mas também é preciso de planejamento. Selecione o que é relevante para a promoção dentro do seu site, garantindo uma boa navegação para os seus clientes e um bom posicionamento no Google para que a sua plataforma seja fácil de ser encontrada;

 

  1. Selecione os produtos que estarão em promoção

Antes de mais nada, ao realizar uma queima de estoque, você precisa saber onde aplicar os descontos que serão atrativos para o seu público, já que não adianta um valor excelente em produtos que as pessoas não estão interessadas em comprar. Assim, será mais fácil de atrai-los;

 

  1. Crie descontos

Escolheu os produtos, e agora já pensou nos valores? Existem as pessoas que são levadas pelas promoções, mas também tem as que pesquisam os valores e estão atentos a tudo. Por isso, é importante fazer com que o seu consumidor não se sinta lesado. Além disso, os órgãos de defesa estão preparados para qualquer problema neste dia;

 

  1. Prepare a estrutura (estoques e funcionários)

De que adianta uma boa promoção se a sua empresa não estiver preparada? Confira se você tem funcionários suficientes e aptos para esta ocasião. Também é importante garantir os estoques para que não falte produtos para os interessados. Mas, caso quantidade seja um problema, é possível trabalhar com a ideia de promoção até durar o estoque;

 

  1. Utilize selo Black Friday

A Black Friday tem algumas vantagens em relação a outras datas que movimentam a economia. Ela pode ser muito tentadora para os clientes, já que os descontos costumam ser ainda maiores nesse dia e podem chegar em até 70%. Aproveite para chamar a atenção do seu público;

 

  1. Invista em marketing

Estratégias alavancam as vendas. Lembre-se que os seus concorrentes também estão competindo no mercado, logo você precisa oferecer um diferencial e estar visível para os consumidores. Como fazer isso? Fácil, separe uma verba para marketing! Investir em landing pages, divulgação por mídias sociais, Ads e SEO bem feitos pode conquistar muitos interessados no seu produto;

 

  1. Valorize os seus clientes fiéis

Quem fez a sua marca ser o que é hoje foram os seus clientes. Então, quando eles se sentem valorizados um laço entre empresa e consumidor é criado. Isso também acaba sendo uma estratégia de marketing, já que eles podem indicar a sua empresa para outras pessoas, e o boca a boca ainda é um dos meios mais usados para atrair interessados. Uma boa imagem é uma boa publicidade.

 

Lembre-se a Black Friday pode ser um momento para atrair pessoas não apenas durante a promoção. Quando elas conhecem e aprovam o produto muito possivelmente elas irão voltar, por isso mantenha a qualidade e o bom atendimento.

 

Agora que você já está preparado para arrasar na Black Friday aproveite esta data e boa sorte!

 

www.cgdw.com.br