Como elaborar um plano de Marketing

30/11/2018

Como elaborar um plano de Marketing

9 Passos de como realizar um bom planejamento de Marketing

 

Todas as empresas buscam o sucesso e, na era da tecnologia, é essencial investir em Marketing Digital para se destacar, ou seja, buscar estratégias de marketing voltadas para a internet.

 

Não importa o tamanho do seu negócio, o marketing é o que irá ajudar no processo de vendas de produtos e serviços que você oferece!

 

Você sabe o que é um plano de marketing?

Antes de pensar em planejar um, é preciso entender o que ele é, certo?

 

O plano de marketing pode ser considerado uma ferramenta de estratégia para reconhecer os pontos fortes da sua empresa e conhecer o mercado do qual você faz parte.

 

Desta maneira fica mais fácil de identificar o perfil do seu público, definir objetivos, persona e ter uma vantagem em cima dos seus concorrentes.

 

Por que fazer um plano de marketing

Não basta achar que sabe tudo de negócios, ao realizar um plano você:

  • Identifica o seu público-alvo;
  • Conhece mais a fundo o mercado;
  • Conhece a concorrência estabelecendo uma vantagem sobre ela;
  • Elabora planejamento e objetivos;
  • Define prioridades e rumo da empresa;

 

Como fazer um plano de marketing

o que é um plano de marketing

Estilos de empresas diferentes exigem planos de marketing diferentes. No entanto, existem alguns passos que podem ser seguidos para garantir mais qualidade e eficiência para o seu plano.

 

  1. Estude seu nicho e monitore seus clientes

O nicho é aquele grupo com gostos em comum pelos mesmos tópicos. Um nicho compartilha, curte, comenta e engaja de maneira geral com os seus interesses.

 

Por isso é importante identificá-los, assim, as suas chances de ser relevante para os seus clientes aumentam.

 

Entender o produto significa entender o público!

 

Antes de estabelecer qualquer meta para o seu negócio, você precisa entender quem é o seu público e onde ele está inserido.

 

  1. Estude os concorrentes

Mas, compreender o seu cliente é apenas parte do processo, você também precisa conhecer os seus concorrentes, avaliar os seus objetivos e estratégias para aprender com eles, seja com os erros ou acertos.

 

Isso pode ajudar com ideias para o seu negócio, aprimoramentos, para criar o diferencial da sua marca e também te mostrar o que não fazer!

 

  1. Defina os objetivos

Depois de estudar o mercado, é preciso definir qual é o ponto principal para seu planejamento: Aumentar vendas, engajamento, entre outros.

 

A partir disso que as estratégias serão elaboradas de maneira personalizada para a sua empresa.

 

  1. Selecione as estratégias

Com os objetivos estabelecidos é a hora de pensar em como botá-lo em prática!

 

Com base no seu público selecione o melhor meio de comunicação, como facebook, instagram ou outros, e também estilos de engajamento que mais os atraem.

 

  1. Defina estratégias de comunicação

O modo como você se comunica com o seu público faz toda a diferença na hora de fidelizá-los e na divulgação da sua empresa.

 

Um dos principais pontos do marketing é voltado para a relação de empresa cliente, pois além de conseguir atrai-los é importante oferecer conteúdo relevante para mantê-los.

 

  1. Busque parcerias

Qualquer empreendimento precisa de influência no mercado e uma boa maneira de conseguir isso é buscar colaboradores. Assim, vocês se ajudam aumentando o leque de clientes, melhoram as vendas e publicidade.

 

O ideal é encontrar uma empresa que complemente os seus serviços, e não uma concorrente. Por exemplo, uma loja de móveis planejados pode fazer uma boa parceria com uma loja de decoração.

 

  1. Crie ações

Quanto mais o seu público estiver engajado maiores são as chances de sucesso. Descubra onde os seus clientes são mais ativos para definir quais serão as ações desenvolvidas.

 

  1. Defina prazos, faça cronogramas

Estabelecer prazos para os seus deveres e metas é fundamental para um bom funcionamento do plano de marketing.

 

Os prazos são essenciais, já que eles irão determinar o tempo das ações, sem as deixar fatigantes ou muito rápidas, dependendo de cada caso.

 

Além disso, com o monitoramento e com tudo planejado, você irá ter acesso à resultados que servem como uma avaliação da empresa, mostrando os pontos que precisam ser melhorados e quais estão dando certo.

 

  1. Tenha controle do dinheiro

Cuidar da economia da sua empresa é questão de sobrevivência no mercado.

 

A finança também precisa ser planejada durante o plano de marketing. É com ela em ordem que você irá conseguir definir o caminho do seu planejamento e ter um bom retorno sobre o investimento.

Por que fazer um plano de marketing

E aí, pronto para começar o seu plano de marketing?

 

Ainda assim, a melhor maneira de garantir bons resultados é investindo em uma agência de Marketing Digital especializada em fazer a sua empresa crescer, como é o caso da CGDW. Confira os nossos serviços e se destaque no mercado!

 

www.cgdw.com.br

 

compartilhe nas redes sociais:

Telefone:

(41) 3272.3828

(41) 3089.3821

e-mail:

contato@cgdw.com.br

onde estamos:

R. Antônio Escorsin, 1650
São Braz, Curitiba/PR
(Subsolo)

Solicite uma visita

Nós vamos até você