Como você gerencia seu tempo?

Você sabia que a forma como você gerencia seu tempo pode contribuir ou não para sua produtividade?

Gerenciar o nosso tempo não é uma tarefa fácil até mesmo para as pessoas mais organizadas e infelizmente não podemos o moldar conforme nossas necessidades. A boa notícia é que podemos decidir o que vamos fazer com esse tempo.

Um mito que ouvimos a vida toda é que estar sempre ocupado é sinal de produtividade. Uma dica: esqueça isso.

Podemos estar apenas gastando tempo com coisas e atividade que não nos acrescentam em nada e que não produzem resultados e ainda ficamos sem tempo para mais nada.

Aumentar o tempo de trabalho também não adiantará para dar conta das atividades. Adotar jornadas mais longas de trabalho só resultará em mais cansaço e a longo prazo na queda de produtividade.

Então, se você organizar melhor o tempo pode trabalhar menos e conseguir mais folga na sua agenda para realizar aqueles projetos pessoais que não saem do papel.

Como gerenciar seu tempo pode contribuir para sua produtividade
Como gerenciar seu tempo pode contribuir para sua produtividade

Quer algumas dicas para gerenciar seu tempo? Segura aí então:

 

CONHEÇA OS LIMITES DA SUA CAPACIDADE

Descubra quanto tempo você gasta para realizar cada tarefa do seu dia.

CUIDADO COM OS VILÕES DA PRODUTIVIDADE

– Estar conectado a todo momento e o excesso de informações podem te prejudicar. Que tal deixar o celular longe de você enquanto trabalha e deixar o mínimo possível de abas abertas em seu navegador?

– As Redes Sociais te fazem perder mais tempo do que realmente você planeja. Que tal estipular períodos? Por exemplo, a cada uma hora de trabalho você pode ficar 10 minutos navegando?

– Os e-mails também são um problema, pois além de fazerem você parar a atividade atual você os deixa para resolver depois o que te faz ter um retrabalho, pois para resolver você terá que ler tudo de novo. Que tal reservar um momento do seu dia só para ler e resolver os e-mails?

– Reuniões se não planejadas podem perder o objetivo e o que poderia durar 5 minutos acaba durando uma hora ou mais. Que tal otimizar suas reuniões com atas super objetivas?

 

DIFERENCIE O URGENTE DO IMPORTANTE

Temos a tendência a deixar que nossas atividades urgentes dominem todo nosso tempo e as importantes acabam sendo deixadas de lado. Uma boa dica é criar lista de tarefas para o seu dia atribuindo importância para cada um dos itens da lista.

DIVERSIFIQUE TIPOS DE TAREFAS

Quanto mais tempo você dedica para uma atividade difícil maior será seu cansaço mental mesmo que você tenha criado um planejamento das atividades. O que você pode fazer para manter o rendimento é intercalar os 3 tipos de tarefa ao longo do dia:

– Repetitivas e operacionais: responder e apagar e-mails e agendar postagens nas redes sociais, por exemplo.

– Criativas: definir novas estratégias e criar conteúdo

– Físicas: organizar a mesa de trabalho, fazer 10 minutos de alongamento, etc.

APRENDA A DELEGAR

Temos dificuldade em delegar atividades, principalmente se somos do tipo controladores. O que acontece é que delegando tarefas você não precisará por a mão na massa e sobrará mais tempo para gerenciar os processos. O que você precisa fazer é escolher um time qualificado para as tarefas.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO OCIO CRIATIVO NO GERENCIAMENTO DO SEU TEMPO

Antigamente isso seria bem esquisito, mas a sugestão é reservar um tempo para fazer nada. O que parece praticamente impossível já que vivemos atarefados o dia todo.

Mas não pense que perder horas na frente da TV ou navegando pelas redes sociais é uma ótima proposta de ócio criativo.
Para ser considerado ócio criativo a tarefa tem que trazer como objetivo: gerar riqueza ou conhecimento.

Então, sempre que possível assista filmes, leia livros e consuma diversos tipos de conteúdo, assim você irá perceber diferença na sua produtividade.

 

Não deixe o tempo controlar a sua vida, ele irá passar de qualquer jeito e na mesma velocidade para todo mundo.

Organize sua vida e suas tarefas, você perceberá que sua produtividade irá aumentar e viverá muito melhor.

 

Fonte: Viverdeblog.com