Marketing conversacional: O que é e por que investir

Marketing Conversacional

Desde o momento em que começamos a produzir textos em massa, que o marketing surgiu com os primeiros anúncios impressos, e então foi se popularizando cada vez mais e ganhando diversas formas. Pode-se dizer que o marketing vem se adequando ao período que está vivendo, por isso sempre foi tão maleável e presente, passando do papel para rádio, televisão, computadores, impressoras celulares e tablets.

 

Os tipos de marketing vão dos mais tradicionais, também conhecidos como outbound marketing, até as suas vertentes digitais mais recentes, como marketing de conteúdo, inbound marketing, marketing conversacional, etc. Cada um deles apresenta as suas divergências e qualidades, por isso, saber em qual investir vai variar, principalmente, pelos propósitos de cada empresa.


O que é Marketing Conversacional

O que é Marketing Conversacional

O Marketing Conversacional é uma estratégia de marketing que visa a comunicação como ponto principal para qualificar leads, aumentar a visibilidade da marca e fidelizar clientes. Isso é feito oferecendo soluções e respostas em tempo real para os consumidores por meio de plataformas e aplicativos, ou seja, sempre de forma online.

O propósito de investir em marketing conversacional é entender que os métodos de venda mudaram, e hoje os consumidores valorizam um serviço personalizado, humano, dinâmico, orgânico e pessoal.

Parece óbvio mas nem sempre é. Do mesmo modo que as pessoas mudaram o modo de consumir, as empresas precisam mudar o método de vendas, por isso que o marketing nunca está parado e sempre surge algo novo.

Não é à toa que dentre os 10 aplicativos mais utilizados no Brasil estão WhatsApp e Messenger em 1º e 4º lugar, respectivamente. As pessoas cada vez mais sentem necessidade de se comunicar, saciar as dúvidas e expor opiniões de maneira prática e rápida. Logo, a marca que consegue interagir com o seu público e desenvolver um bom relacionamento tem maiores chances de se destacar no mercado atual.

 

Características do Marketing Conversacional

  • Otimiza tempo e custo;
  • Engaja o cliente;
  • Oferece um serviço personalizado;
  • Atende diferentes escalas;
  • Orienta o consumidor sempre que ele precisar;
  • Utiliza chatbot;

 

Bons resultados para qualquer tamanho de empresas;

 

Chatbot

Chatbot

É comum que as pessoas pesquisem e perguntem sobre determinado produto que têm interesse em adquirir, seja por comentários ou mensagens no facebook, instagram, sites, etc. Com essa demanda, muitas empresas aderiram mecanismos que perceberam ser importantes como a automatização das conversas. Normalmente esta interação é feita por um chatbot, mas também pode ser realizada por um profissional respondendo em tempo real.

chatbot

 

A inteligência artificial (saiba mais sobre o que é a inteligência artificial e suas vantagens) está classificada como uma das tendências de marketing digital deste ano. E por sua vez, tem algumas grandes vantagens, como por exemplo a agilidade na hora de fornecer respostas, bem como atende o consumidor independente do horário ou dia da semana que ele apresentar uma dúvida. Entretanto, é sempre importante programar o seu chatbot para oferecer um atendimento humanizado e com empatia. Quanto mais próxima da realidade for a conversa, maiores são as chances de cativar o cliente e criar uma boa relação.

 

Os bots estão fazendo sucesso tanto em empresas quanto com os consumidores, por isso estão surgindo diversas vertentes como por exemplo o Zapbot, que é uma inteligência artificial específica para o WhatsApp.

 

Quer entender melhor como investir neste negócio e como aplicar esta interação em larga escala? Então confira o vídeo com algumas dicas de como aplicar o marketing conversacional e visite o linkedin do Marc Tawil.

 

Além disso, é importante lembrar que a melhor forma de conseguir resultados com marketing é contratando uma empresa de confiança, que tenha conhecimento e esteja sempre atualizada com as novidades do mercado e da tecnologia.

 

www.cgdw.com.br