Marketing, Publicidade e Propaganda: Em qual investir?

Agência de Marleting Digital Curitiba

As diferenças entre Marketing, Publicidade e Propaganda

 

Ainda há muita dúvida no que diz respeito ao conceito e às diferenças entre marketing, publicidade e propaganda. Além de ser um problema de muitos jovens que buscam um direcionamento quando vão prestar vestibular, também é de interesse de corporações que pretendem investir nos seus negócios e ainda não tem certeza de qual é o melhor método para se destacar. Apesar de terem semelhanças, eles não são a mesma coisa, confira alguns pontos de divergência:

 

Publicidade e propaganda

Marketing, Publicidade e Propaganda

A publicidade é uma atividade com foco na divulgação de informações e na campanha de produtos ou de serviços, sem custo adicional. Ela é uma das ferramentas de marketing gerada de maneira espontânea. Ao criar um post e publicá-lo em uma mídia social como Facebook ou Instagram, ele consegue gerar interação entre os consumidores, a marca e o produto. Porém, a publicidade sozinha pode não alcançar os seus objetivos, é importante conhecer seu público-alvo para fazer um trabalho mais direcionado, para conseguir mais alcance, que é o trabalho do marketing.

 

A propaganda por sua vez, não gera engajamento espontâneo, e é considerada uma mensagem impessoal direcionada ao público-alvo. Ela é uma forma paga de promoção de ideias, com a função de propagar e de se comunicar, por diversos suportes como panfletos, televisão, internet e revistas. Além disso, existem vários tipos de propagandas, o que não é comum na publicidade, como por exemplo: propaganda institucional, de marca ou produto, promocional, etc.

 

Marketing

Marketing, Publicidade e Propaganda

O Marketing seleciona os meios de publicação, cria o projeto de divulgação, etc. A origem da palavra vem do inglês “market” que significa mercado, e a adição do “ing” simboliza o presente, nos remetendo à ação de comercializar. O Marketing é um conjunto de atividades que envolve toda a empresa, faz um estudo sobre ela, seus usuários e produtos, e analisa meios de agregar valor, e não pensa apenas em como divulgar a mercadoria ou o serviço. Então, o marketing se preocupa em desenvolver estratégias de venda e de seleção dos produtos para gerar satisfação, alcançar os objetivos da corporação, e para que, de um modo geral, seja gerado um desenvolvimento como marca.

 

É fazendo uso de técnicas que o marketing chegou a esta definição que é sustentada por quatro pilares, também conhecidos como os 4 Ps, ou o Mix de Marketing: produto, preço, praça e promoção. É com o equilíbrio destes itens que a empresa conseguirá se sustentar no mercado.

 

O marketing tem a função de ser atual e beneficiar as empresas. Por isso ele se envolveu no mundo da tecnologia, criando uma variação chamada marketing digital, que é a forma online de realizar todo o processo de desenvolvimento de identidade, vendas, produtos e usuários por meio de blogs, e-mail, mídias, entre outros mecanismos.

 

Se você tem uma corporação e pretende divulga-la ou promover seu produto ou serviço, o ideal é investir em uma empresa que esteja disponível para realizar todos os passos de divulgação, conhecendo as diferenças destes conceitos e conseguindo realizar um trabalho de qualidade seja com publicidade, propaganda ou marketing.

 

Mas se mesmo assim você tem interesse em manusear, conhecer e se aprofundar nesses processos para ter mais controle sobre o que está acontecendo com a sua empresa, confira o aplicativo gratuito lançado pelo Google com lições sobre o marketing digital.

 

www.cgdw.com.br