O que é Inbound Marketing?

06/09/2018

O que é Inbound Marketing? Quais são os seus benefícios, e qual é a diferença entre Inbound Marketing e Marketing Digital?

 

Cada vez mais as empresas precisam se destacar e acompanhar o mercado. Por isso, é preciso conhecer os diferentes modelos de marketing para entender qual se encaixa melhor com o seu negócio, seus clientes, e com o que ele pretende alcançar.

 

Os modelos que mais ganharam destaque por cativar e manter seus clientes nos últimos tempos são: O Inbound Marketing, juntamente com o Marketing Digital. Isto se deve, muito provavelmente, ao fato de as pessoas estarem migrando para ambientes digitais e mudando o modo de comprar. Porém, antes de investir no marketing é preciso entende-lo.

 

O que é Inbound Marketing?

Estratégia de Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma estratégia do Marketing Digital que tem a intenção de atrair potenciais clientes por meio de criação de conteúdo. É um processo que ocorre online, e passa por alguns estágios para que se consiga a finalização do ciclo de compra, gerando desta maneira, promotores da marca.

 

Todavia, o foco do inbound não é simplesmente finalizar este ciclo, mas cativar os consumidores com conteúdo de relevância, oferecendo engajamento. Este engajamento gera um relacionamento saudável, e faz com que não somente as empresas procurem os clientes, mas sim, que os usuários as busquem.

 

Como gerar um relacionamento por Inbound Marketing?

 

Antigamente, uma forma muito comum de realizar uma estratégia de venda era investir em outbound. Até hoje ele existe, mas as empresas, mesmo que investindo em outbound, procuram aplicar outras estratégias também. O Outbound Marketing, ou marketing tradicional, busca atingir seu público-alvo por meio de propagandas em revistas, jornais, intervalos comerciais, etc. Porém, mesmo que atingindo muitas pessoas, grande parte pode não ser um possível consumidor e passará batido pela propaganda, por não sentir relevância no produto, serviço e no conteúdo.

 

Já o inbound, por sua vez, cria conteúdos significativos para atrair o seu consumidor, com informações que eles têm interesse de uma forma aberta e constante. Este conteúdo é compartilhado nos meios digitais como em blogs, newsletters, e-books, redes sociais, entre outros. É uma estratégia muito mais específica para atrair quem gosta do seu serviço, já que apenas assina um newsletter, por exemplo, quem tem vontade de se informar sobre o que está sendo oferecido, aumentando a possibilidade de sucesso nas vendas.

 

Sendo assim, podemos definir três principais pilares que sustentam o Inbound Marketing:

  1. SEO
  2. Marketing de conteúdo
  3. Estratégias em redes sociais

 

Um dos fatores do grande sucesso da estratégia de inbound é entender o público-alvo e gerar leads. Por isso, são realizados diversos processos de operação e táticas como a jornada do cliente e as etapas de busca:

 

A jornada do cliente, que faz com que os desconhecidos possam virar promotores do produto, seguindo a sequência elaborada pelo marketing de atrair – converter – vender – encantar, e tudo isto oferecendo conteúdo de qualidade para que as visitas ao seu ambiente virtual sejam cada vez mais frequentes. O consumidor passa por algumas etapas antes de concluir o ciclo da compra, como:

Processo Inbound Marketing

www.resultadosdigitais.com.br/blog/jornada-de-compra/

 

Etapas de busca

  1. SEE
  2. THINK
  3. DO

Consistem em 3 ações básicas para o processo de decisão do cliente, que são organizadas em funil, com um maior alcance de cima para baixo: see (ver), think (pensar) e do (fazer). A princípio, quando o consumidor está na primeira ação, significa que ele tem um problema a ser resolvido e precisa de uma solução. Esta solução compõe a segunda etapa, e é importante que a empresa esteja lá para guiar o seu possível cliente. Já na terceira ação é quando acontece o lead, e o usuário finaliza o ciclo de compra com a sua decisão tomada.

 

O que é lead?

 

Os leads se consistem em potenciais consumidores do produto ou serviço, ou seja, é o usuário que está ao alcance da empresa. É comum acontecer a conversão de leads quando existe uma troca de informações entre cliente/empresa, como é o caso das landing pages, basta apenas que o usuário informe seu contato em troca algum conteúdo que seja relevante para ele.

 

Benefícios do Inbound Marketing

  1. Possibilita descobrir quantas conversões uma campanha teve por meio de ferramentas de web analytics;
  2. Gera uma maior visibilidade da empresa;
  3. Atrai leads por conteúdos de relevância (é muito comum encontrar conteúdo na internet, porém está cada vez mais difícil de distinguir qual é realmente confiável e oferece qualidade);
  4. Estreitar relacionamento com o cliente;
  5. Transforma consumidores em promotores devido a relação de confiança com a empresa;
  6. Otimiza as vendas e campanhas para obter um melhor ROI;

 

Qual a diferença de Inbound Marketing e Marketing Digital?

Inbound Marketing

Mesmo que sejam relacionados e muito similares por compartilharem o mesmo meio e plataformas virtuais, e focarem em estratégias de venda, o Marketing Digital e o Inbound Marketing tem as suas distinções. Confira algumas características de cada um:

 

Características do Marketing Digital

  1. Estratégia de mercado/ ação de marketing;
  2. Elabora plano de ação táticas;
  3. Faz uso de blogs, sites, etc para interagir com o cliente;
  4. Oferece conteúdo relevante;
  5. Posiciona organicamente;

 

Características do Inbounding Marketing

  1. Gera aumento das vendas;
  2. Tem o foco em conversão de leads por conteúdo e resultados;
  3. O Inbound Marketing utiliza estratégias do Marketing Digital;
  4. Gera clientes satisfeitos que promovem a empresa;
  5. Campanhas e posts dinâmicos;
  6. Posiciona organicamente;
  7. Tem foco na relação com o usuário;

 

Ao trabalhar em conjunto, eles podem se tornar grandes aliados das empresas que buscam estratégias, não apenas de venda, mas também de relacionamento com o consumidor. São esses os negócios que tendem a ganhar espaço no mercado por trazerem diferenciais, e suprirem o novo perfil de consumidor que está surgindo.

 

www.cgdw.com.br

compartilhe nas redes sociais:

Telefone:

(41) 3272.3828

(41) 3089.3821

e-mail:

contato@cgdw.com.br

onde estamos:

R. Antônio Escorsin, 1650
São Braz, Curitiba/PR
(Subsolo)

Solicite uma visita

Nós vamos até você