Você sabe como se relacionar com seus leads?

Você sabe como se relacionar com seus leads?

 

Já passou o tempo em que os panfletos e as propagandas de televisão em horário nobre eram o auge do marketing para conquistar potenciais clientes para as empresas. Hoje, na era digital existem inúmeras estratégias que se adequam melhor a cada tipo de produto e serviço. Mesmo assim, existem certos métodos que vêm se destacando pelos altos índices de resultados dentro do marketing digital, como é o caso da captação de leads.

 

O que é lead?

O lead é um potencial cliente com interesse nos seus serviços ou produtos.

 

Quer entender como esse interesse do consumidor é visto pela empresa? É simples, o engajamento é o fator principal, que geralmente acontece com técnicas de marketing digital, como investir em preenchimento de dados, como a criação das landing pages, por exemplo.

 

O lead está dentro do funil de vendas tão visto no marketing. Esse funil, como visto na imagem, é composto pelo topo, meio e fundo com a arte do atrair, converter, relacionar (lead), vender e fidelizar. Quanto mais ao fundo, mais a marca conseguiu cativar o seu consumidor e engajá-lo.

 

Funil de Vendas

(Imagem retirada do site SEBRAE)

A partir do momento que o navegador se torna um lead, é preciso mantê-lo com informações e conteúdos relevantes que atendam às suas necessidades.

 

Assim, a marca cria um relacionamento com o seu consumidor (já visto no marketing conversacional), gerando maiores chances de divulgação, fidelização e vendas.

 

Leads, visitantes, suspects e prospect.

Leads, visitantes, suspects e prospect

Afinal, existe diferença entre leads, visitantes, suspects e prospects?

 

Os visitantes da página não estão obrigatoriamente interessados no seu produto, essa é a grande diferença entre eles e os leads. Pode-se dizer, de maneira geral, que esses usuários estão no topo do funil navegando na internet, ainda criando interesse e não necessariamente tentando resolver algum problema.

 

O estágio chamado de suspect, diz respeito àqueles usuários que mesmo com os dados e com o interesse no produto ou serviço, podem não realizar a compra, seja por questões financeiras, por ainda restarem dúvidas, ou por outros motivos.

 

Já os prospects são os usuários que estão em busca de uma solução para o seu problema, pesquisando produtos ou serviços. Porém, isso não irá determinar necessariamente na sua aquisição. Os leads, por sua vez, estão mais engajados com a marca e mais inclinados a se tornarem clientes.

 

Por que gerar e se relacionar com leads?

 

É preciso se relacionar para converter!

 

Os leads representam as duas primeiras etapas do funil do Inbound Marketing “atrair e converter”, por isso ele é muito importante para os negócios, já que irá guiar o usuário e transformá-lo em consumidor.

 

Para qualificar um lead e manter os possíveis clientes engajados é utilizada, normalmente, a produção de conteúdo, com temas relevantes e interessantes.

 

Ao contrário do que pode se pensar, oferecer dicas e soluções não irá afastar, mas sim aproximar o seu público, criando e estreitando o relacionamento com a empresa.

 

Uma dica para entender a sua importância é pensar como consumidor, e avaliar as marcas que te conquistam, como elas agem? Quais são os seus diferenciais?

 

Como se relacionar com leads

Estratégias de marketing digital

Por que não investir em estratégias de marketing digital que irão fazer a sua marca se destacar e realizar vendas?

 

Como visto, quando falamos em leads estamos falando em relevância. Essa relevância é fruto do conteúdo e do relacionamento consumidor-empresa. Quando essa interação é feita de maneira planejada, personalizada e com qualidade as chances de se fidelizar um cliente aumenta.

 

Existem algumas opções para investir no relacionamento de leads:

Relacionamento de leads

  1. Relacionamento por E-mail Marketing;
  2. Relacionamento por conteúdo, como blogs e mídias sociais, por exemplo;
  3. Relacionamento por E-book;

Claro que estas opções só irão gerar o efeito esperado se forem bem pensadas e bem efetuadas.

 

Para estabelecer qual vai ser a melhor maneira de se relacionar com seus leads você precisará ter consciência do seu negócio e estar acompanhado de uma empresa de Marketing Digital que irá garantir seu sucesso.

 

Com uma ajuda profissional da área você conseguirá separar os leads com altas chances de conversão, manter uma boa nutrição e oferecer temas relevantes para o seu público.

 

www.cgdw.com.br