6 tendências de Marketing Digital 2020

12/12/2019

6 tendências de Marketing Digital 2020

Entender e atrair clientes já é visto como essencial para as empresas que buscam sucesso. Porém, manter sempre as mesmas estratégias é um grande erro, afinal, o consumidor está constantemente em busca de novidades. Por isso, chegou a hora de abrir o capítulo de Marketing 2020 e fazer a diferença nos seus negócios!

 

 

Retrospectiva 2019

 

Antes de mais nada, vale a pena relembrar um pouco do que vivemos em 2019 para entender melhor o que está por vir, como por exemplo: automação; pesquisa em áudio; informação em vídeo; links patrocinados; era mobile; influenciadores digitais e, claro, o chatbot. Todas estas estratégias foram abordadas no nosso texto “8 tendências de Marketing Digital 2019” e tiveram um papel relevante no Marketing, tanto que, muitas delas continuam aperfeiçoando-se no ano de 2020.

 

Está pronto? Então vamos lá!

 

 

6 Tendências de Marketing Digital 2020

 

Mesmo que você pule 7 ondas e faça inúmeras simpatias, uma coisa é certa! Você precisa fazer a diferença pelas suas atitudes! E nada melhor para isto do que estar informado sobre o mercado e as suas estratégias, independentemente se o seu negócio é novo, velho, pequeno ou grande, é preciso estar atento às novidades do Marketing Digital e mudanças dos seus consumidores.

 

Para te ajudar neste processo, separamos 6 principais tendências do Marketing em 2020.

 

 

1) A busca virtual, SEO

 

Quando você está em busca de algum produto, serviço ou informação…. Onde você procura a resposta? Provavelmente online, não é mesmo?

 

Devido a demanda crescente, as buscas online vêm se tornando cada vez mais complexas, podendo ser realizadas desde as suas formas mais simples como escrita, ou até mesmo por áudio e imagens. Com isso, as empresas viram a necessidade de serem encontradas pelos seus consumidores durante este processo, e para isso, foi necessário desenvolver uma ferramenta de otimização que hoje é conhecida como Search Engine Optimization ou SEO.

 

O SEO é o responsável pelo posicionamento orgânico no Google que gera tráfego para as páginas da web através de mecanismos como por exemplo: a otimização de sites pela seleção de palavras-chave e criação de URLs.

 

Ele vem ganhando cada vez mais espaço pois reduz os custos de mídias pagas e gera bons resultados. Porém, vale a pena ressaltar que este deve ser um trabalho contínuo, pois, para se garantir um bom resultado é preciso que o seu site esteja sempre em atualização, tanto de conteúdo como de técnicas – pois os buscadores sempre sofrem alterações de algoritmos – senão ele pode perder o posicionamento.

 

 

2) O ano do áudio – Aumento de pesquisa de voz

 

Tanto em plataformas de busca quanto por aplicativos como Siri, Google Assistente e Cortana, o número de pesquisas realizadas por voz vem crescendo significativamente. O que isso significa? Tendência!

 

Estima-se que em 2020 metade das buscas serão feitas por voz! Esta mudança de comportamento dos usuários gera um grande impacto no modo com que as empresas e marcas devem trabalhar com o seu público-alvo. Por que? Bom, não falamos como escrevemos, logo, as buscas por áudio apresentam uma estrutura semântica diferente das digitadas. Neste caso, é necessário desenvolver e adaptar a estratégia de SEO para incluir as pesquisas de voz e fazer com que o seu negócio seja encontrado facilmente.

 

 

3) Podcasts

 

Com o áudio ganhando força, algo que não poderia ficar de fora são os podcasts.

 

Este é um tipo de mídia que vem se tornando popular no Brasil e no mundo, sendo disponibilizados em plataformas populares e gratuitas como Spotify, por exemplo. Para se ter uma noção, apenas nos Estados Unidos o número de ouvintes triplicou em 10 anos, conforme aponta o Slyce.

 

Toda essa fama fez com que os podcasts se transformassem em ótimos influenciadores e quando trazem conteúdos de valor, eles conseguem atingir uma grande gama de pessoas.

 

Vale a pena ressaltar que, bem como o blog, é indicado não deixar o conteúdo muito comercial, ou seja, evite falar diretamente do produto/serviço em si e no lugar disso, gere uma experiência diferenciada para o público.

 

 

4) Experiência personalizada para o usuário

 

Outra tendência para 2020 que surgiu devido a mudança de comportamento do consumidor é o modo de interação entre marca e usuário.

 

Hoje mais do que nunca, a experiência vem se tornando essencial, não apenas o produto/serviço em si e a sua qualidade. Sendo assim, é necessário que as empresas se adaptem às novas necessidade, mas como? Personalização!

 

Quer entender como isso funciona? Então imagine que você irá abrir o seu Facebook, ao ver as atualizações de posts, o que mais aparece para você? Provavelmente algo relacionado ao seu gosto pessoal, por exemplo, se você é um amante da culinária alguns pratos de restaurantes devem aparecer na sua linha do tempo, certo? Mas, você sabia que isso não é por acaso?

 

Os algoritmos são programados para distribuir os conteúdos, canais e perfis que mais te interessam. Podemos dizer que isso se tornou essencial e virá com muita força em 2020, pois ajuda a identificar o público-alvo, facilitando o envio de ofertas e, consequentemente, aumentando as vendas. Vemos este reflexo em uma pesquisa da Accenture Interactive ao afirmar que 91% dos consumidores estão mais propícios a realizar compras com ofertas relevantes e recomendações que se adequam ao seu perfil.

 

Experiência personalizada para o usuário

 

5) Comunicação personalizada e humanização

 

Já imaginou como seria mais fácil realizar uma compra com uma simples conversa? Isso está se tornando realidade, afinal, a personalização não acaba pelos logaritmos, ela também pode acontecer no modo de comunicação.

 

Algo que está se mostrando relevante é a maneira que a marca lida com o consumidor. Cada vez mais, eles buscam respostas rápidas e singularizadas – criando um vínculo com a empresa-, por isso, estima-se que o uso de mensagens privadas por aplicativos como WhatsApp, Viber e WeChat seja uma ótima estratégia de Marketing e ganhe espaço em 2020.

 

 

6) Influenciadores digitais

 

Os influenciadores digitais, também conhecidos como influencers, continuam conquistando espaço nas tendências digitais.

 

Blogueiros ou Youtubers, não importa, os influenciadores digitais são reconhecidos na web e exercem uma grande influência nos seus inscritos. Eles foram crescendo juntamente com a internet e se tornando importantes nos seus nichos, fazendo com que as pessoas se sentissem representadas e relevantes. O que faz sentido, afinal, é muito mais fácil levar em consideração opiniões de produtos/serviços de pessoas mais próximas, não é mesmo?

 

Foi assim que eles conquistaram seu espaço e se tornaram elementos de divulgação de marcas e continuarão crescendo em 2020, especialmente em campanhas online!

 

Uma dica é investir também nos micro influenciadores, que mesmo com um número menor de seguidores eles conseguirão atingir o seu público-alvo de maneira eficaz.

 

Tendências de Marketing Digital 2020

 

E aí, já está preparado para mudar o seu 2020? O próximo passo é contar com uma Agência de Marketing Digital especializada no assunto que poderá te ajudar em cada passo rumo ao sucesso.

 

Claro, ainda vale continuar com as sementes de romã na virada, mas não deixe de conhecer os serviços da CGDW Marketing Digital e garantir um bom ano novo!

 

www.cgdw.com.br

 

compartilhe nas redes sociais:

Telefone:

(41) 3272.3828

(41) 3089.3821

e-mail:

contato@cgdw.com.br

onde estamos:

R. Antônio Escorsin, 1650
São Braz, Curitiba/PR
(Subsolo)

Solicite uma visita

Nós vamos até você