Automação de WhatsApp

Automação de WhatsApp

 

Segundo uma pesquisa divulgada no blog do WhatsApp, os usuários do aplicativo passam de 2 bilhões em todo o mundo!

 

Tendo em vista a sua versatilidade, no qual os usuários podem mandar mensagens instantâneas e chamadas de voz, a oportunidade de enviar mensagens de textos, imagens, vídeos e documentos em PDF, são alguns dos pontos que as empresas atuais adquiririam para gerar novas oportunidades no mercado de vendas de serviços e produtos.

 

Com isso, foram lançadas diversas ferramentas de automação, que possibilitam um melhor contato com clientes.

 

Você usa o WhatsApp a favor da sua empresa? Continue lendo que explicaremos melhor sobre automações do WhatsApp Business!

 

 

 

O que é o WhatsApp Business API

 

O WhatsApp API permite criar conversas personalizadas e automatizadas para os clientes que entram em contato com as empresas. A API fornece uma melhor escalabilidade na comunicação, ou seja, faz com que a organização consiga reagir bem e se adequar a mudanças de expansão sem sofrer problemas operacionais ou de gestão.

 

O princípio da API (Application Programming Interface) do WhatsApp é fazer a integração com outros sistemas, como plataformas de atendimento, CRMs, sistemas de controle logístico, automação de marketing, entre outros.

 

Outra função é a possibilidade de utilizar chatbots no atendimento via WhatsApp. Isso é possível graça a API!

 

Os chatbots são ferramentas úteis que ajudam a diminuir as filas de espera, descongestionar o atendimento, melhorar a captura de leads, aumentar a disponibilidade e outras funcionalidades que melhoram resultados positivos para a imagem dos negócios.

 

O que é o WhatsApp Business API(Imagem retirada do site: https://www.whatsapp.com/business/api)

 

 

Como configurar uma conta para automação WhatsApp

 

Para conectar o WhatsApp ao software da sua empresa, você vai precisar de uma conta WhatsApp Business API. Fazer essa integração, é preciso contar com uma conta especial API, pois o WhatsApp em si, não gera essa parceria.

 

Com a conta do seu WhatsApp Business aprovada, você poderá complementar o perfil do seu negócio com endereço, site e horário de atendimento.

 

A política de privacidade do WhatsApp Business requer consenso dos usuários antes de começar a mandar mensagens. Há duas maneiras de fazer parte do Business através da aprovação dos usuários:

 

  1. O usuário manda a primeira mensagem;
  2. Utilizar uma caixa de verificação, onde o usuário precisa dar aceite e inserir o número do telefone (opt-in é uma autorização formal do cliente indicando que ele realmente quer conversar com sua empresa através do WhatsApp);

 

 

Em seguida, para solicitar o acesso a API, é preciso entrar em contato com o Facebook pelo link www.facebook.com/business/m/whatsapp/business-api, preencher um formulário com os dados da sua empresa e aguardar retorno. O Facebook realiza a verificação do perfil e confere se a empresa está nos requisitos solicitados, assim que feito, eles entram em contato para realizar a integração.

 

Caso não funcione, há uma segunda opção: fazer um contato com uma empresa de tecnologia, as empresas chamadas integradoras, que tem relações com o Facebook e WhatsApp. As integradoras avaliam seu caso e te ajudam a ter acesso ao WhatsApp Business API.

 

 

 

Tipos de comunicação com os clientes por meio da automação

 

As conversas por automação não devem ser feitas a partir de mensagens promocionais ou anúncios! O Facebook reforça que o usuário poderá bloquear uma empresa que seja inconveniente por meio das mensagens.

 

A empresa pode conversar com seu cliente dentro de um intervalo de até 24 horas em relação à última mensagem enviada pelo mesmo. Sempre que o cliente mandar uma nova mensagem, esse intervalo é reiniciado. É importante ressaltar que a comunicação com o cliente pode ser feita através de chatbots, atendentes humanos ou ambos.

 

 

1. Fluxo de mensagens: com a API do WhatsApp, você consegue configurar um fluxo de mensagens, que abrange a duração de uma conversa normal e diferentes estágios da comunicação. É adequado para tarefas repetitivas e perguntas frequentes.

 

 

2. Vendas com os bots: com os bots do WhatsApp, o processo de vendas é automatizado e sem intervenção humana. O bot pode ser configurado para perguntar sobre a intenção do cliente, mostrar o catálogo de produtos, oferecer assistência e permitir um check-out instantâneo. Os bots fornecem vendedores disponíveis 24 horas por dia.

 

Vendas com bots

 

 

3. Notificações proativas: esse recurso é usado para compartilhar automaticamente atualizações relacionadas a um pedido, solicitação de serviço, agendamento e pagamentos. Isso reduz a necessidade de os usuários fazerem perguntas do tipo “onde está meu pedido” ou “qual é o status do meu pedido.

 

 

É preciso ter cuidado e estar atento sempre as notificações e mensagens recebidas. Quando só a tecnologia fica presente em processos que precisam ser humanizados, pode gerar uma experiência ruim para o usuário. Importante investir em diferentes tipos de comunicação, seja por chatbots, atendentes reais, ligações, mensagens de voz ou intercalando essas opções.

 

 

 

Cases de sucesso com o WhatsApp API

 

Para um atendimento ao cliente mais profissional e bem-sucedido usando a API do WhatsApp Business, se inspire em algumas empresas que tiveram sucesso com essa plataforma digital:

 

 

Uber

 

O aplicativo Uber que conecta motoristas a passageiros, passou a realizar a integração do WhatsApp API para oferecer aos motoristas ao redor do mundo, uma maneira rápida, confiável e bastante conhecida de se conectar com a equipe para obter respostas as suas perguntas.

 

 

Hyundai Motor Brasil

 

Com uma campanha para Facebook e Instagram, a Hyundai consegui interagir com milhares de pessoas para o lançamento do novo modelo de seu carro HB20 usando a API do WhatsApp Business. Com isso, a marca respondia e falava sobre as novas características do veículo, gerando futuras vendas.

 

 

Hyundai Motor Brasil api(Imagem retirada do site https://www.facebook.com/business/success/hyundai-motor-brasil#)

 

 

Ifood

 

O iFood conseguiu gerar 60% de redução em custos com atendimento ao consumidor após implementação de atendimento via WhatsApp Business API.

 

O aplicativo de comida utiliza a API do WhatsApp em grande parte de seu sistema de comunicação: ativação de novos parceiros, captação de leads, recuperação de carrinho abandonado, clientes inativos, divulgação de novas funcionalidades e oportunidade para restaurantes parceiros.

 

 

Itaú

 

O banco Itaú adotou o WhatsApp Business para distribuir mais de dois milhões de livros digitais para brasileiros em regiões onde a literatura não chega. O banco percebeu que para aumentar o número de livros entregues, era preciso usar a tecnologia API.

 

 

Itaú api(Imagem retirada do site https://www.facebook.com/business/success/2-itau#)

 

 

 

A comunicação através da internet tem mudando a forma como os consumidores se comportam. Quando falamos em bom atendimento, estamos falando da disponibilidade em canais de preferência dos consumidores, incluindo o WhatsApp, que é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo.

 

É preciso estar preparado e atualizado com o atendimento ao consumidor, o marketing pelo WhatsApp é uma tendência, onde a empresa precisa sempre visar assuntos e dúvidas que realmente as pessoas se interessem.

 

A CGDW te ajuda com estratégias e oportunidades que garantem um atendimento de qualidade e melhor relação com seus clientes e colaboradores.

 

www.cgdw.com.br