COMO FUNCIONA O ANTIFRAUDE NO E-COMMERCE?

07/07/2021

 

É inquestionável que o acesso à Internet, a tecnologia móvel e as inúmeras inovações digitais favoreceram o crescimento e sucesso do e-commerce. Segundo a Ebit|Nielsen, esse comércio cresceu cerca de 41% em 2020, mudando por completo o cenário de vendas, tanto para os comerciantes quanto para consumidores.

 

Mas assim como lojas físicas, as vendas virtuais também possuem alguns cuidados a serem tomados, tanto para a segurança da empresa, quanto para seus clientes. Segundo uma pesquisa realizada pela a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce brasileiro sofre uma tentativa de fraude online a cada cinco segundos.

 

Com isso, a fim de estabelecer maior segurança para o seu e-commerce, cabe a todo lojista buscar por elementos como: o sistema antifraude. A fim de proteger a sua empresa e até mesmo os usuários contra esses possíveis problemas.

 

O que é o sistema antifraude para e-commerce?

 

Como o próprio nome já diz, o antifraude é um sistema que protege as lojas virtuais contra fraudes e golpes por meio de mecanismos de inteligência artificial. Esse sistema é capaz de analisar informações em poucos segundos durante o processo de uma transação, considerando diversos fatores, avaliando e identificando atividades suspeitas. Contribuindo assim para bloquear possíveis transações fraudulentas.

 

Agora que você já sabe o que é um sistema antifraude, vamos entender um pouco melhor de como funciona essa ferramenta.

 

Como funciona o antifraude no e-commerce?

 

Sempre que o usuário realiza uma compra, suas informações pessoais e os dados do seu cartão são enviados para a bandeira e para a instituição emissora do cartão, onde essa compra é analisada e aprovada ou não. Por mais que haja uma análise de dados, a avaliação é muito superficial. Deixando passar possíveis fraudes.

 

Porém, quando seu e-commerce conta com um serviço antifraude, há uma análise ainda maior sobre esses dados no momento da aprovação de compra. Caso seu site conte com esse serviço, após a aprovação feita pelo emissor do cartão o sistema se encarregará de analisar detalhadamente o comportamento da transação para identificar se há ou não riscos na operação.

 

Essa análise detalhada é feita por meio de tecnologias de inteligência artificial que apuram dados cadastrais, históricos de compras e navegação, padrões de comportamento, geolocalização, entre outros.

 

A partir do estudo do comportamento desse usuário, o antifraude atribui um grau de risco para a compra, qualificando-a como autorizada ou não. Caso seja uma transação de risco o sistema se encarrega de bloqueá-la automaticamente.

 

Quais as vantagens do antifraude para o e-commerce?

 

Além de aumentar a segurança tanto do vendedor, quanto do comprador, essa ferramenta bloqueia transações suspeitas que possam levar a fraude de dados. O antifraude atua também na redução de prejuízos financeiros, pois evita a ocorrência de fraudes a sua loja, reduzindo essas despesas do seu e-commerce.

 

Auxilia também na diminuição do seu índice de chargeback, que nada mais é que a negação do titular sobre uma transação em sua fatura. Nesse processo é solicitado ao banco a devolução do valor cobrado. Caso o número de chargebacks do e-commerce seja muito alto, há o risco de advertências, multas e descredenciamento das bandeiras de cartão de crédito. O que torna o uso do antifraude muito interessante, pois contribui para a diminuição dessa taxa, evitando maiores complicações para a sua loja. Esse sistema também garante mais praticidade, eficiência e agilidade para o seu e-commerce.

 

Todas essas vantagens contribuem para a melhor expêriencia do usuário, agregando credibilidade e confiabilidade para o seu negócio. Por isso, se atente a questões como essas na hora de planejar seu e-commerce.

 

Mas fique atento na hora da escolha do antifraude que será contratado para sua loja virtual, pois nem todas as empresas que oferecem esse serviço incluem a garantia do chargeback.

 

 

Quer ter a garantia de um site otimizado, com checkout transparente, plataforma segura e um design único? Então conheça mais sobre os serviços da CGDW!

 

Estamos há 12 anos no mercado, com milhares de clientes satisfeitos e vendendo muito na sua loja virtual.

Acesse nosso site e confira você mesmo:

www.cgdw.com.br

compartilhe nas redes sociais:

Telefone:

(41) 3272.3828

(41) 3089.3821

e-mail:

contato@cgdw.com.br

onde estamos:

R. Antônio Escorsin, 1650
São Braz, Curitiba/PR
(Subsolo)

Solicite uma visita

Nós vamos até você

    [recaptcha theme:dark]