Como o e-commerce completa sua loja física? – CGDW Marketing Digital

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Como o e-commerce complementa a sua loja física?

 

Comprar pela internet se tornou um hábito comum nos últimos anos, mas desde o início da pandemia os hábitos online dos consumidores mudaram de vez. De acordo com a pesquisa realizada pela MasterCard as compras em e-commerce aumentaram em 75% durante a pandemia. Nessa época, pessoas que nunca haviam comprado online, fizeram suas primeiras compras em lojas virtuais.

 

E uma coisa é fato: mais do que nunca, os consumidores estão utilizando a internet para comprar, desde coisas básicas até itens de grande valor. Não é possível ignorar esse fenômeno e dar as costas a nova jornada do consumidor, cada vez mais digital.

 

Mas não precisa se assustar! As lojas online não são substitutas das lojas físicas e não irão tomar o lugar delas. Na verdade, elas se completam, e juntas podem dar grandes resultados para seu negócio.

 

A UNIÃO DO FÍSICO E DIGITAL

 

Como comentamos acima, os consumidores estão muito mais abertos a comprar online, então unir o físico ao digital se tornou uma opção muito viável. Vamos conferir alguns pontos importantes sobre essa união:

 

  • Dê ao seu consumidor a opção que mais funciona para ele:

As lojas atendem diferentes perfis de pessoas, com isso, cada uma tem uma maneira de comprar. Quando você oferece essas duas opções, tanto quem prefere ir à loja, provar as roupas e já recebê-las na hora, quanto quem gosta de ter mais opções direto do conforto de casa, são beneficiados.

 

Você expande suas oportunidades de compra, oferecendo para o cliente a forma de consumir que mais lhe agrada, sendo bom para ele e para seu negócio.

 

  • Esqueça os horários de funcionamento restritos:

Sabemos que você e sua equipe precisam descansar, e sabemos também que os consumidores têm os mais diferentes comportamentos, como fazer compras aos finais de semana ou de madrugada.

 

Com a loja virtual, você não precisa se preocupar com isso. Sua loja estará lá 24h por dia para atender seu cliente e oferecer todos os produtos que ele procura. Se necessário, é possível deixar em evidência o horário de funcionamento no caso de dúvidas, assim sua equipe responderá quando possível e o cliente estará ciente.

 

Descanso para você e sua equipe e uma loja completinha para seu cliente, independente do horário. Assim, além da opção física no horário comercial, você oferece uma opção online para horários diferentes.

 

  • Digital traz fluxo para loja física:

Cases de sucesso de marcas que usam o omnichannel (estratégia publicitária para estreitar as relações online e offline) mostraram que as vendas pela internet também aumentaram o fluxo nas lojas físicas.

 

Podemos relacionar isso ao que falamos anteriormente, sobre cada cliente ter um perfil de compra. Se ele tem mais uma opção para se relacionar com a sua empresa e, mesmo consultando sua loja virtual, prefere comprar no físico, é um também indicativo de comportamento. Isso pode ajudar a sua equipe de marketing a pensar melhor nas estratégias para cada um dos públicos.

 

Canais de venda como WhatsApp e chats podem se tornar grandes aliados nessas horas, pois a equipe de sua empresa pode direcionar o cliente a loja física, caso necessário.

 

  • Ofereça mais opções de produtos:

Muitas vezes sua empresa pode fornecer toda um conjunto de produtos que o fornecedor oferece, mas com a limitação de espaço, você não consegue expor tudo ao cliente.

 

Mas quando você traz uma vitrine virtual para seus clientes, com diversas opções de peças, cores, tamanhos, modo de funcionamento, você expande as opções dos clientes, dando toda a gama de produtos que você pode oferecer para ele, mesmo que não tenha o produto no estoque físico no momento.

 

Com a loja virtual, você pode otimizar seu espaço físico, economizando em gastos e investindo na melhor experiência online que o usuário pode ter.

 

  • Possibilidade de atender pessoas de outras cidades e estados:

Já imaginou vender seus produtos para muito além do que a sua loja física atende? Com a loja virtual você define a área que gostaria de entregar e pode oferecer seus produtos para muito mais pessoas, ultrapassando a barreira física das cidades ou estados.

 

Para esses casos, é importante ter um bom processo de frete e entrega. Inclusive, já trouxemos esse conteúdo aqui no nosso blog, não deixe de conferir: Transportadora ou Correios? Qual escolher para suas entregas?

 

  • Ofereça mais confiança para os consumidores:

Hoje em dia, com o comportamento cada vez mais digital, antes de realizar uma compra, a grande maioria dos consumidores pesquisa a empresa na internet, a fim de buscar a reputação da loja e experiências de outros usuários.

 

Com a loja online, você pode oferecer a área de avaliação dos produtos, onde os futuros consumidores olharão as boas experiências dos seus atuais clientes e ganharão mais confiança para realizar a compra.

 

E um ponto muito importante é: se você já tem uma loja física, pode utilizar a reputação que seu estabelecimento traz consigo.

 

  • Sua empresa já sabe como trabalhar com vendas e já tem a estrutura:

Quando você já tem uma loja física e abre seu e-commerce, traz consigo toda sua experiência em vendas e todo conhecimento adquirido ao longo dos anos como lojista. Isso já uma grande vantagem!

 

Além disso, você chegará com seu estoque e estrutura totalmente prontos, precisando fazer apenas pequenas adaptações para a área de pedidos online.

 

A loja virtual não tira vendas da loja física, pelo contrário, ela agrega!

 

Agora que você já conferiu como um e-commerce pode completar sua loja física e aumentar suas possibilidades de vendas, vamos dar o próximo passo?

 

Aqui na CGDW somos especialistas em lojas virtuais e trabalhamos há mais de 12 anos no desenvolvimento de sites, estudando tendências e colhendo resultados.

 

Acesse nosso site e confira: lojavirtual.cgdw.com.br