Conheça o segredo para o sucesso!


Compartilhar histórias pode ser a chave para alavancar a sua empresa

Conheça o segredo para o sucesso!

Era uma vez…

Contar histórias não é apenas coisa que fazemos para crianças dormirem! A narrativa faz parte de todo o nosso desenvolvimento pessoal e em sociedade.

 

Já imaginou onde estaríamos se não tivéssemos desenvolvido meios de comunicação? Por exemplo, se nas cavernas não existissem pinturas rupestres narrando experiências e meios de caça, se na antiguidade não houvessem debates, escritos e estudos eternizados pelos livros e anotações. Consegue ver como isso afetaria a nossa realidade atual?

 

Bom, já não é novidade que sempre tivemos a necessidade de ouvir e sermos ouvidos, afinal, somos seres comunicadores e curiosos.

 

Vivemos em um mundo no qual a informação e a comunicação têm um enorme poder que marcam a existência e conseguem gerar e mudar sentidos, ideias e discursos, basta saber usá-las a seu favor.

 

Como histórias influenciam no sucesso de um negócio

storytelling(Imagem retirada do site Alfa Beta Comunicação Estratégica)

Você sabe dizer o que empresas grandes tem em comum?

 

Certo, além dos muitos dígitos da conta bancária, todas elas possuem uma boa narrativa.

 

Hoje, o sucesso não vêm apenas em forma de venda de serviços e produtos, mas sim de como você passa a sua mensagem. Afinal, os consumidores mudaram a forma de se relacionar com as marcas e exigem muito mais delas. Logo, é preciso se adaptar à este novo modelo para conquistá-los e também para se destacar entre outras empresas.

 

Dois grandes exemplos que valem a pena citar aqui são: Red Bull e o famoso jogo do Mario.

 

A Red Bull ganhou muita popularidade por deixar a publicidade tradicional de lado para acompanhar pessoas, criar eventos e enredos, como é possível ver na sua página do Facebook. Dificilmente você encontrará uma publicação do produto em si, mas em compensação, serão muitas novidades que estarão sempre atreladas à marca.

 

Por sua vez, quem não conhece aquele encanador italiano de bigode, que tem como missão resgatar a Princesa Peeach em um mundo cheio de inimigos em forma de tartaruga e cogumelos que dão vida? Essa história um tanto inusitada cativou o público ao redor do mundo todo e garantiu milhões para a Nintendo.

 

Sentiu o poder das histórias?

 

As palavras são importantes, por isso, quando compartilhadas elas podem se transformar em coisas magnificas que não beneficiarão apenas o seu público-alvo, mas também podem ajudar outras empresas, incluindo a sua!

 

Então… Por que dividir experiência pode ajudar o seu negócio? Bom, compartilhar é um fator incentivador, que:

 

  1. Proporciona novas visões e perspectivas;
  2. Instiga novas ideias;
  3. Ajuda identificação com a criação do “nós”;
  4. Estreita os laços com o consumidor;
  5. Se torna referência e inspiração;

 

Existem algumas técnicas que podem ajudar as empresas a serem bem sucedidas na comunicação com o cliente, e uma das mais relevantes é o storytelling. Ele é dividido em algumas etapas que iremos mostrar mais à frente.

 

Conheça histórias de mulheres de sucesso

anitta(Imagem retirada do Instagram da cantora Anitta)

Claro que que todos os dias é dia das mulheres, né? Mas, não poderíamos deixar de lado uma homenagem especial neste mês!

 

Sabemos que existem muitas mulheres de sucesso, como é o exemplo da cantora Anitta, que além de artista virou a própria agente que organiza estratégias e as prepara para o público! É a própria cantora quem cria e traça o enredo do seu negócio.

 

A carreira da Anitta sempre foi marcada pela aproximação com o público. Primeiramente pela sua história, na qual muitos podem se sentir representados, vinda de uma família humilde até todos os “replys” em diversos idiomas e postagens em suas redes sociais.

 

Bom, mas essa realidade não existe apenas no meio artístico.

 

Para mostrar como as palavras tem poder (incluindo do modo como são contadas), unimos 3 histórias relatadas por grandes figuras femininas que mostram suas experiências por meio de narrativas inspiradoras:

 

Chimamanda Adichie, a contadora de história: O perigo de uma única história

 

 

Janet Echelman, a artista: Taking imagination seriously

 

 

Maya Penn, a pequena grande empresária: Meet a Young entrepreneur, cartoonist, designer and activist

 

Crie a sua história!

Você já deve ter se deparado com a famosa sentença “Quem tem boca vai à Roma”, não é mesmo? Bom, esse é só um dos exemplos de como a comunicação consegue ser influente.

 

Afinal, é conversando, escrevendo, contado histórias que conseguimos nos identificar como pessoas, desenvolver identidades, entre outros.

 

Por isso, voltaremos a falar de técnicas, dessa vez para te ajudar a elaborar a melhor história para a sua empresa!

 

Sabemos que construir uma narrativa pode não ser tão fácil quanto parece, mas como mencionado, o storytelling é conhecido pela trajetória do herói e pode ser utilizado em diversos contextos, incluindo o empresarial.

 

Por exemplo, uma das estratégias muito conhecida da publicidade é a de entender a dor do consumidor, certo? E o processo de contação de história consegue realizar uma maior aproximação com o consumidor, fazendo-o se relacionar mais ou menos com o que está sendo compartilhado.

 

Encontramos modelos que ilustram esta afirmação em exemplos literários como é o caso da Odisseia de Homero, Harry Potter, Senhor dos Anéis, que, mesmo tendo enredos diferentes e fantasiosos, conseguem criar vínculo e fazer com que o leitor se sinta relacionado.

 

Se você ainda está em busca de fazer sucesso com a sua própria história, então que tal se inspirar um pouco? Conheça os passos da jornada do herói elaborada pelo autor do livro “O herói de mil facesJoseph Campbell:

Jornada do Heroi(Imagem retirada do site 365 Filmes)

Não são apenas livros, filmes e jogos! As marcas também contam histórias, e os resultados são surpreendentes.

 

E aí, que tal descobrir o seu feliz para sempre?

www.cgdw.com.br