É necessário o CNPJ para criar um e-commerce? Quais os tipos de CNPJ?

 

PRECISO DE CNPJ PARA TER UM E-COMMERCE?

 

Mais do que nunca, a venda de produtos ou serviços pela internet tem se tornado grande tópico de busca entre empreendedores. E muitos se questionam se é necessário ter Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) para criar uma loja virtual.

 

Hoje nós da CGDW viemos responder essa dúvida tão frequente na hora de montar a sua loja on-line.

 

Atualmente, conforme a legislação brasileira, não é obrigatório emitir um CNPJ para e-commerce. Porém, independentemente do porte da sua loja, é importante e recomendável a formalização e a prestação de contas à Receita Federal.

 

Antes de tomar a sua decisão, confira as principais diferenças entre abrir um e-commerce com CNPJ ou CPF.

 

ABRINDO UM E-COMMERCE COM CPF

 

Quando se escolhe dar início ao seu e-commerce com o uso do seu CPF, você deve ter em mente que você está sendo qualificado como um profissional autônomo.

 

Caso essa seja a sua escolha, você precisará registrar-se como autônomo na prefeitura do seu município e como contribuinte individual na Previdência Social.

 

Mas fique atento, pois os tributos a serem pagos serão equivalentes aos de pessoa física. Isso equivale ao seu Imposto de Renda, podendo chegar a 27,5% da renda obtida pelas vendas.

 

ABRINDO UM E-COMMERCE COM CNPJ

Agora, caso você deseje constituir uma empresa, será necessário a criação do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Esse cadastro serve para identificar e classificar os tipos de obrigações fiscais aos quais o negócio vai estar sujeito.

Com essa documentação é possível:

1. Emitir nota fiscal;
2. Diminuição do custo do negócio;
3. Contratações;
4. Transmitir maior segurança e credibilidade para o seu cliente;
5. Vender em marketplaces;
6. Possibilidade de realizar empréstimos com taxas reduzidas;
7. Melhor acessibilidade de fornecedores, entre outros benefícios.

 

Agora que você já sabe dos benefícios de se abrir um e-commerce com o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, conheça os principais tipos de CNPJ para e-commerce.

 

TIPOS DE CNPJ PARA E-COMMERCE

LTDA: o modelo Ltda é sem dúvidas um dos mais procurados pelo lojista que opta em ter um CNPJ para e-commerce. Pois esta é uma modalidade que permite a abertura de um negócio com diversos donos, ou seja, uma empresa compartilhada pelos sócios.

 

Sociedade Anônima (S.A.): um outro modelo que podemos encontrar é a Sociedade Anônima, e diferentemente do que acontece nas empresas cadastradas como Ltda, há a possibilidade de ter sócios que não possuem cadeira fixa na empresa, ou seja, acionistas.

 

Quando a sua empresa se classifica como S.A, os sócios possuem poder e responsabilidade proporcionais ao valor investido ou porcentagem de suas ações.

 

Microempreendedor Individual (MEI): outro modelo muito popular na hora da escolha do uso de CNPJ para e-commerce é o MEI, mas fique atento pois esse modelo só pode ser usado por quem gerencia a empresa individualmente ou, com no máximo, o auxílio de um funcionário.

 

Caso o seu rendimento anual seja superior a R$ 81 mil, você também não poderá fazer parte da categoria.

Sendo uma das formas mais fáceis e baratas de se conseguir o CNPJ, esse modelo é recomendado para quem deseja começar. Mas saiba que eventualmente para expandir sua empresa, será necessário converter seu negócio para outra categoria.

 

Caso você opte pelo uso do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas para o seu e-commerce, é essencial uma boa análise na hora da escolha do modelo a ser seguido. Pois essa escolha acarreta diretamente em garantias legais capazes de proteger e beneficiar tanto o empresário quanto o cliente. Consulte o seu contador de confiança para realizar melhor escolha.

 

Quer ter a garantia de um e-commerce otimizado, com checkout transparente, plataforma segura e um design único? Então conheça mais sobre os serviços da CGDW!

Estamos há 12 anos no mercado, com milhares de clientes satisfeitos e vendendo muito na sua loja virtual.

 

Acesse nosso site e confira você mesmo:

www.cgdw.com.br

compartilhe nas redes sociais:

Telefone:

(41) 3272.3828

(41) 3089.3821

e-mail:

contato@cgdw.com.br

onde estamos:

R. Antônio Escorsin, 1650
São Braz, Curitiba/PR
(Subsolo)

Solicite uma visita

Nós vamos até você