Transportadora ou Correios? Qual escolher para suas entregas?

Transportadora ou Correios? Qual escolher para suas entregas?

 

Para quem está começando ou pretende trabalhar com e-commerce, é comum se deparar com dúvidas sobre envio e entrega dos produtos. Hoje iremos te mostrar um pouco mais sobre essas duas opções e qual pode ser melhor para sua empresa.

 

 

O cliente finalizou a compra em seu site. Qual o próximo passo? Como garantir que o produto chegue até ele da melhor maneira? Para quem tem uma loja virtual, a modalidade de entrega do produto é um dos pontos mais importantes e que exige uma atenção especial. Hoje, existem 2 alternativas disponíveis nesse segmento: as transportadoras e os Correios.

 

Cada uma dessas possui prós e contras, e a escolha delas deve ser feita e avaliada com base nas características da venda. Qual o tipo do produto? Qual a distância geográfica? E o volume de vendas? Tudo isso é válido na hora da escolha, já que ela precisa ser benéfica tanto para a empresa quanto para os consumidores.

 

O que levar em conta na hora da escolha?

 

  • Custo do frete:

O frete é um fator determinante na hora do cliente fechar a compra, por isso, é preciso colocar isso em consideração na hora de escolher. Para entrega de mercadorias leves e com baixa fragilidade, é indicado os Correios, pois o valor do serviço é calculado sobre o peso do pacote, o que acaba se tornando mais acessível para o bolso do cliente.

 

Já para cargas fracionadas, produtos maiores ou com grande volume, é indicado que as mercadorias sejam cotadas pelas transportadoras. Além de que, a maioria delas opera com frequência em diversas cidades e capitais, fazendo com que a entrega seja feita, na maioria das vezes, em menos tempo.

 

  • Distância:

Quando falamos das localidades das entregas, os Correios costumam ser a primeira opção pensada, já que é um serviço de abrangência nacional, principalmente quando pensamos que pessoas de todo país recebem correspondências. Porém, cidades mais isoladas ou consideradas com alto risco acabam não usando esses serviços. Os consumidores precisam ir até as agências dos Correios e retirar a encomenda, tirando duas das principais características das compras online: praticidade e conforto.

 

Nestes casos, optar pelas transportadoras pode ser uma boa. Muitas delas possuem parcerias locais em diversas cidades, facilitando a entrega, tanto em cidades grandes quanto nas mais menores e mais afastadas.

 

Outro ponto é pode ocorrer do consumidor residir na mesma cidade que sua empresa, mas ter que pagar o mesmo valor de frete dos Correios para outras cidades ou estados, deixando o consumidor frustrado. E aí, novamente as transportadoras podem ser uma boa opção, já que se optar por uma com veículos de pequeno porte, é possível ter uma entrega ágil, eficiente, e às vezes, mais barata.

  • Prazo de entrega:

Esse ponto é aliado ao frete e é mais uma variante na hora da escolha da modalidade do envio. O valor e o prazo de entrega são coisas que podem influenciar na experiência de compra do consumidor. Pensando nesse sentido, sua loja virtual pode oferecer opções diferentes, como por exemplo: mais barata e mais demorada ou mais cara e mais rápida. Assim, fica a critério do cliente escolher aquilo que se encaixa melhor para ele, até porque alguns clientes não ligam de esperar mais, desde que paguem menos, ou não ligam de pagar mais, desde que a compra chegue mais rápido.

 

Falando sobre as duas modalidades, os Correios costumam entregar com valores mais baixos, porém, com prazo maior. Já as transportadoras oferecem um preço maior, mas com uma entrega mais rápida. O ideal, nesses casos, é oferecer as duas opções.

 

  • Volume da entrega:

Se o volume de produtos for grande e para a mesma localidade, o serviço contratado pelas transportadoras pode sair mais barato. Diversas empresas de transportes fazem parcerias com e-commerces que movimentam grandes volumes de mercadorias. Essas lojas virtuais fecham a capacidade máxima de carga do veículo e acabam levando vantagem no preço. Pode até haver desconto.

Mas pelos Correios, quando há um volume grande, pode acabar se tornando muito caro, já que cada pacote gera uma taxa. Porém, existe a possibilidade de negociação de valores, em alguns casos eles até passam coletar a mercadoria sem custo.

  • Características da carga:

Algumas cargas exigem mais cuidado do que outras, pois são mais frágeis. Nesses casos o cuidado precisa ser redobrado, tanto nos Correios quanto nas transportadoras.

 

Nas transportadoras é possível solicitar cuidados redobrados com as mercadorias, além de verificar a cláusula do contrato que já deixa pré-estabelecida uma restituição, no caso de acidentes. A grande maioria das transportadoras já possui seguro para a carga, já que conhecem os riscos possíveis no caminho.

 

Nos Correios, são indicadas cargas mais resistentes, já que não possuem garantia total de segurança.

Eles oferecem um seguro opcional de 1% sobre o valor declarado do produto, e a função dessa taxa é justamente cobrir avarias, extravios e roubos. Esse seguro precisa ser contratado e não é gratuito.

 

  • Disponibilidade dos serviços:

Apesar dos ótimos serviços que os Correios oferecem, podem acontecer greves, como vemos vez ou outra. Mas nesse caso, não é culpa do seu cliente, e quando ele compra, espera receber na data estipulada. Essa é uma das grandes desvantagens dos Correios, já que as greves são imprevisíveis e não conseguimos saber quando a paralisação irá ocorrer.

 

Nas transportadoras, isso não acontece. Você contrata os serviços da empresa e ela assume a responsabilidade total pela entrega no prazo definido. Caso ocorra qualquer imprevisto, ela fica responsável por responder por isso. Porém, é importante sempre dar uma olhada no contrato com a transportadora, para verificar a existência de uma cláusula referente a isso.

  • Possibilidade de negociações:

No caso de volumes maiores de entrega, existe a chance de negociações de envio, como por exemplo, por meio de contratos flexíveis, que permitem alterações à medida que as vendas forem crescendo.

Tanto os Correios quanto as transportadoras oferecem essa possibilidade para pessoa jurídica. Isso permite que você economize e ofereça descontos aos seus clientes.

  • Rastreamento:

Rastrear seu pedido é algo disponível tanto nos Correios quanto nas transportadoras, então acaba ficando a critério seu, junto às outras opções citadas acima, para escolher qual é o ideal.

 

  • Hub de frete:

O hub de frete é a centralização das configurações do frete e a replicação dele para todos os marketplaces envolvidos, e que permitem isso. Com essa possibilidade os ajustes dos detalhes da operação são facilitados, como por exemplo: alterar o valor do frete para uma faixa de CEP, adicionar um novo serviço que foi habilitado por uma transportadora, ignorar/invalidar o frete em uma zona de risco, o que reflete para todos os marketplaces de uma vez, de forma mais rápida.

Esse item é bem importante e se torna fundamental para deixar seu e-commerce mais completo e com melhor funcionamento. Dois exemplos desse serviço são o Frenet e o Frete Fácil.

 

O Frenet integra com Correios e com mais de 300 transportadoras. Com ele há é possível integrar o seu frete com os marketplaces, além da possibilidade de comprar etiqueta dos Correios. O Frete Fácil também possui essa facilidade de comprar etiqueta, e com essa possibilidade, você economiza cerca de 35% no valor do frete dos Correios*.

 

*Levando em conta a tabela padrão 2.0.

 

Vantagens e Desvantagens de cada modalidade:

 

Agora que você já viu alguns dos principais pontos para levar em consideração, trouxemos cada uma das vantagens e desvantagens, resumidas, de cada modalidade de entrega.

 

CORREIOS

 

Vantagens:

  • Preço mais acessível em caso de pouco volume de mercadorias;
  • Envio de produtos pequenos e leves por preço mais barato;
  • Credibilidade;
  • Rastreio;
  • Fatura única;
  • Integração com a maioria das plataformas de e-commerce;
  • Pode ser enviado como pessoa física ou jurídica;
  • Abrangência

 

Desvantagens:

  • Restrições de peso e embalagem;
  • Restrição de áreas afastadas ou perigosas;
  • Risco de danos em encomendas frágeis;
  • Possíveis greves;
  • Sem seguro incluso;
  • Não é possível cancelar a entrega depois de postado

 

TRANSPORTADORAS:

Vantagens:

  • Envio de produtos frágeis ou de grandes dimensões;
  • Sem risco de paralisações ou greves;
  • Possibilidade de negociações e preços diferenciados para grande volume de vendas;
  • Rastreio;
  • Seguro incluso;
  • Facilidade na coleta

 

Desvantagens:

  • Maior variação do custo do frete;
  • Valor normalmente mais alto para objetos pequenos;
  • Apenas pessoas jurídicas – CNPJ (Nota fiscal e Inscrição estadual);
  • Nem todas as transportadoras atendem todo território nacional.

 

Existem outros tipos de entrega?

 

Sim! No caso de entregas na mesma cidade ou em regiões próximas a sua empresa, loja ou franquias, é possível pensar também em outras opções de entrega. É possível utilizar um veículo próprio, com motorista, por exemplo. Nesse caso, pode ser uma boa opção para lojas que têm vários envios por dia, na mesma área. Ou então, contratar um serviço de motoboy em casos de entregas que precisam estar na casa do cliente bem rápido.

Outra opção boa é oferecer a possibilidade de retirada do produto na loja. Essa prática é comum em lojas que ficam perto do público-alvo ou tenham franquias espalhadas. Assim, nem cliente nem lojistas gastam com frete e o recebimento fica totalmente por conta do comprador.

A escolha entre os Correios ou transportadora fica a seu critério. É possível até combinar as duas modalidades de envio, deixando para o cliente avaliar a melhor opção para ele. O importante é analisar cada detalhe das alternativas e as características de seu e-commerce, como seus produtos, nicho ou as regiões que você atende. Analise com cuidado e escolha aquilo que melhora o desempenho de seu negócio e trará a melhor experiência para seu cliente.

 

Precisando de uma mãozinha para deixar seu e-commerce ainda melhor e mais atrativo? Aqui na CGDW são 12 anos sendo referência na criação de sites e lojas virtuais. Podemos encontrar as soluções ideais para você. Venha conversar com a gente.

 

www.cgdw.com.br